A importância da avaliação de uma empresa não se limita ao momento de vendê-la. No Brasil, ainda é bastante comum a gestão de improviso, e poucos empreendedores compreendem a importância da avaliação de empresas para monitorar e garantir o sucesso futuro de sua organização.
Saber o real valor do negócio é imprescindível para a boa gestão financeira da empresa. Entretanto, as premissas envolvidas no cálculo desse valor são as mais diversas e envolvem, além de elementos patrimoniais, outros dados mais subjetivos e de difícil aferição, como, as tendências de mercado, as estratégias adotadas, ou mesmo o capital humano envolvido na gestão do negócio.
Diante dessa quantidade enorme de variáveis há a necessidade de se adotar critérios já utilizados e provados pelo mercado que possibilitem estabelecer parâmetros confiáveis de aferição. Os principais métodos para avaliação de empresas são:
Avaliação Contábil: Esse modelo propõe determinar o valor de uma empresa pela estimativa do valor de seus ativos. Ou seja, acredita-se que o valor de uma empresa está, basicamente, em seu patrimônio líquido, ou por um ponto de vista estático, que, entretanto, não contempla a possível evolução da empresa no futuro, com o conceito de valor do dinheiro no tempo. Não é um método usualmente utilizado por não considerar fatores que afetam o valor de venda uma empresa, como o posicionamento no mercado, evolução de faturamento, resultados acumulados e outros, que não aparecem nas demonstrações contábeis.
Avaliação por Liquidação: Considera a venda de todos os bens listados no balanço, como imóveis, máquinas e equipamentos. A partir disso, soma-se o dinheiro disponível obtendo-se um resultado, do qual desconta-se todas as dívidas para obter o valor da empresa. Este método é simples de se calcular, porém, limita-se aos imobilizados e não considera outras informações como, por exemplo, a carteira atual de clientes da empresa.
Avaliação por Múltiplos: Estima-se o valor por meio da aplicação de um fator de referência, isto é, ao precificar uma empresa, são utilizados múltiplos de outras ações similares com o intuito de estimar qual deveria ser o valor da empresa analisada. A avaliação por múltiplos não contempla, entre outras coisas, as possibilidades de crescimentos futuros da empresa.
Avaliação por Fluxo de Caixa Descontado: Neste método o valor é mensurado com base em benefícios futuros que a empresa poderá gerar. Ele é bem mais completo que os métodos anteriores, pois melhor retrata o valor justo do negócio. Contempla a previsão do ambiente externo (consumidores, concorrência, conjuntura econômica, globalização, etc), o qual irá impactar na estimativa futura do crescimento das receitas, dos custos e das despesas num prazo predeterminado. O método também considera o risco de acordo com o segmento que a empresa está inserida e o custo do capital no tempo para os acionistas e para terceiros. Além disso, torna-se indicado por estar em conformidade com as novas regras contábeis (Manual da Contabilidade FIPECAFI, 2010) que prescreve que “Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade”.
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