Todas as obras de engenharia estão sujeitas a eventuais falhas ou ainda imperfeições, detectadas durante ou após o prazo de entrega das obras. Em ações que versam sobre assuntos técnicos, a perícia se torna fundamental para auxiliar o julgamento da causa.
No momento da produção da prova um perito judicial é nomeado pelo juiz titular com o objetivo de esclarecer, de maneira simples e direta, todas as questões técnicas pertinentes ao caso. Já as partes envolvidas poderão nomear assistentes técnicos para acompanhar a perícia.
O assistente técnico indicado pelas partes em perícias judiciais é fundamental. É pelo seu trabalho que se estabelece o contraditório num processo desse tipo e isso quer dizer não permitir que o entendimento do perito nomeado pelo juízo reine de forma absoluta. A existência, portanto, de conclusões diversas acerca do mesmo fato, garantem a imparcialidade, segurança e eficiência da prova pericial produzida.
Assim, é muito importante que as empresas estejam preparadas financeira e tecnicamente para o enfrentamento de ações judiciais, utilizando-se da assistência técnica para auxiliar nesses casos.
O assistente técnico contratado pela empresa tem seu papel fundamentado no acompanhamento das diligências relativas à perícia e poderá ainda elaborar quesitos técnicos destinados a esclarecer os fatos e provas apresentadas, emitir seu próprio parecer e, se o caso, impugnar o laudo apresentado pelo perito do juízo, na hipótese de constatar alguma irregularidade. Ou seja, trata-se de instrumento capaz de proteger os interesses de seu contratante.
A CESEC tem ampla experiência em assistência técnica de engenharia e contabilidade, no âmbito judicial e extrajudicial. Precisa de assistência técnica? Acesse nosso site e consulte outros conteúdos, ou entre em contato em nossas redes sociais.